69º passeio Janeiro 2007



Passeio pedestre na BENEDITA “IR E VIR ÀS FONTES ”

PERCURSO FOI REALIZADO, NO ÚLTIMO DOMINGO DE JANEIRO, A PARTIR DA JUNTA DE FREGUESIA DA BENEDITA, /CONCELHO DE ALCOBAÇA, PELA RUA DOS VINAGRES EM DIRECÇÃO À FONTE DA SENHORA, SUBINDO PARA A RIBAFRIA, PELA FONTE QUENTE, PELO ALGARÃO ATÉ À FONTE MARIANA. O REGRESSO FOI PELO TAVEIRO E PELA ARROCHADA, PASSANDO PELAS PISCINAS ATÉ À JUNTA DE FREGUESIA.

Na Benedita se teria instalado a primeira casa de oração dos monges de S. Bernardo. Benedita foi constituída paróquia apenas em 1532, quando existiam já as 13 vilas dos Coutos de Alcobaça. Contudo, com o decorrer dos tempos. Benedita (a par de Pataias) emergiu economicamente, e ultrapassou largamente as antigas sedes de concelho, sendo hoje uma das mais importantes freguesias do concelho de Alcobaça.
Desaparecida que foi a Capela de N. Sra. da Encarnação, com pórtico gótico, restam na moderna Igreja Paroquial da Benedita, esculturas dos séculos XV, XVI e XVII. Realça-se a Senhora do Leite, do século XVI.
A Fonte da Senhora assinala o local onde teria aparecido N. Senhora. Tratava- se de facto, de uma importante fonte de água para a localidade, que cresceu ali, muito perto.
O topónimo Fonte Quente, que identifica hoje uma pequena povoação, remete-nos para uma nascente de águas mornas, hoje desconhecida.
A Fonte Mariana, hoje conhecida sobretudo pela associação ali estabelecida, e pelo agradável local de festas e convívio que construíram, é de facto uma fonte de características muito antigas, cujo estudo e divulgação importaria realizar, para melhor entender o enquadramento daquele equipamento fora da actual povoação da Benedita.
Duração da caminhada : 2:30 horas (aprox.); distância: 10 km. (aprox.); grau de dificuldade , médio.
(Participaram na actividade, apesar de muito frio e das perspectivas de chuva, típico dos meses de Janeiro, cerca de oitenta caminheiros.

O próximo passeio pedestre realiza-se em Almofala, na freguesia de Alvorninha do concelho das Caldas da Rainha, no último domingo de Fevereiro.)

Texto – Cipriano Simão
Fotos - Jorge Melo / Ana Sousa Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

78º Passeio Novembro 2007

Passeio Natalício 2009

61º Passeio Abril 2006