74º Passeio Junho 2007



“Pelas falésias da Serra do Bouro”

24 de Junho 2007


Na primeira caminhada do Verão de 2007 efectuada no último domingo de Junho, perante um Sol ainda envergonhado e um vento fresco que persiste em continuar na Região Oeste, os caminheiros dos Pimpões em parceria com os da Casa da Cultura de S. Martinho do Porto voltaram, após um ano de interregno, desta vez às falésias da freguesia da Serra do Bouro (povoação que não existe, cuja Serra é que lhe dá o nome à Freguesia formada pelos lugares da Espinheira, Cidade, Casais da Cidade, Boa Vista, Cabeço da Vela e Zambujeiro). As arribas e falésias são um dos pontos mais interessantes da orla marítima portuguesa, pois proporcionam vistas magníficas sobre o Oceano Atlântico.

Partindo do Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro, este passeio pedestre circular como os anteriores e com uma extensão de cerca de dez quilómetros, teve início pelas nove horas e quarenta e cinco minutos.

O grupo constituído por cerca de oitenta caminheiros de todas as idades e nacionalidades, embrenhou-se por entre as belas e encantadoras paisagens que circundam as arribas sobranceiras ao mar e que se prolongam pelas estradas e carreiros que serpenteiam pelo planalto embelezado com diversas flores, campos cultivados, silvados e caniços. Sabemos que, este espaço, a breve prazo, vai ser intervencionado com um projecto turístico, a construção de um hotel de luxo e campos de golfe, numa área que ocupará cerca de cento e cinquenta ha (130 ha na freguesia da Foz do Arelho e 20 ha na Serra do Bouro). Quais serão, no futuro, os espaços disponíveis para realizar uma boa caminhada?

A Quebrada da Fonte Santa, onde outrora brotavam águas cristalinas e terapêuticas e que, segundo a tradição, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora dos Mártires, (possivelmente proveniente de algum naufrágio), tem sido um local com uma certa importância na Freguesia atendendo a que esta zona, além de serem extraídas da rocha calcária diversas pias e mós para a indústria da moagem, era também um dos locais onde se praticava desporto, como o testemunha o campo de futebol da terra, presentemente em estado de abandonado.

O mar, além da sua riqueza em diversos pesqueiros, como o da Quebrada dos Covinhos, onde os arrojados pescadores tentam a sua sorte aliciando uma grande variedade de peixes, polvos, navalheiras e percebes entre outros, tem também sido fonte de inspiração e riqueza para as populações locais que ao longo dos anos têm também sabido aproveitar o madeirame dos navios naufragados para a construção das suas habitações.

Caminhar a pé nestas diversas paisagens permite descobrir uma região aprazível onde é possível partilhar momentos únicos com a natureza, ouvir o silêncio, encher os pulmões de ar puro e a alma de tranquilidade.

No final do percurso e dentro da sede da Associação, os caminheiros tiveram a oportunidade de visitar uma linda exposição de modelismo ferroviário com vários dioramas (maquetes onde se associa o caminho de ferro com o urbanismo e a paisagem) e uma maquete gigante com uma pista de comboios em movimentos sincronizados, da autoria de Miguel Tavares.

Pelo fim da manhã ficou concluído o 74º passeio pedestre com a duração de duas horas e quinze minutos, circular como as anteriores e acessível a todos as idades.

Contribuíram para o sucesso deste passeio pedestre o Dr. José Ezequiel e o Presidente da Junta da Serra do Bouro, Sr. Álvaro Baltazar que acompanharam o grupo durante todo o percurso e a quem deixamos expressos os nossos agradecimentos.

Se deseja caminhar e conviver com a Natureza e com outros caminheiros bem dispostos, junte-se ao grupo no próximo passeio que se realizará a Cós, no Concelho de Alcobaça (doces conventuais à vista…). Este evento terá o seu ponto de encontro às nove horas, no último domingo de Julho, em frente à sede dos Pimpões ou à Casa da Cultura de S. Martinho do Porto.

Neste Verão, recordamos que, para além deste passeio a Cós, os Pimpões realizam novamente a caminhada nocturna na Foz do Arelho, num domingo à noite, no dia vinte e seis de Agosto.
Não se esqueça! Andar a pé é o exercício perfeito para a saúde.

Texto – Manuel Correia
Fotos – Ana Sousa Santos e Jorge Melo

Comentários

  1. Bom dia
    Preciso de ajuda com alguns termos de montanhismo.
    Em primeiro lugar, caminheiro não é um termo que se emprega apenas para escuteiros, pois não? Um caminheiro é toda a pessoa que pratica essa actividade.
    E já agora, mais uma: como se chama a vara/cajado/tronca do caminheiro?
    Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

78º Passeio Novembro 2007

Passeio Natalício 2009

61º Passeio Abril 2006