81º Passeio Março 2008


Por Terras de Santa Catarina

30 de Março de 2008

No último domingo de Março, os caminheiros dos Pimpões em parceria com a Casa da Cultura José Bento da Silva, de S. Martinho do Porto, escolheram a freguesia de Santa Catarina para realizar mais um passeio matinal, circular como os anteriores.

Após uma breve recepção na Associação Cultural do lugar da Portela, onde foi colocado à disposição do grupo um pequeno-almoço reforçado com café d’avó e filhós, os cerca de cinquenta madrugadores, (apesar da mudança da hora que lhes roubou uma hora de sono), fizeram-se à estrada por carreiros e caminhos de terra batida por montes e vales, entre caniços e pomares floridos, numa extensão de nove quilómetros. Por volta do meio dia, numa manhã amena de Primavera com alguns pingos refrescantes, o 81º passeio pedestre dos Pimpões tinha terminado.

Santa Catarina, uma das freguesias rurais do concelho de Caldas da Rainha, outrora, uma das 14 vilas dos coutos de Alcobaça, recebeu foral, no século XIV, pelo Abade de Alcobaça. Esses abades tinham o direito de confirmação das escolhas efectuadas nas assembleias e mesmo os magistrados municipais tinham que lhes prestar juramento.

O pelourinho, símbolo do poder e justiça do concelho, é constituído de pinha piramidal, sendo a base formada por três degraus octogonais onde assenta a coluna, com aneletes nas duas extremidades e quatro ferros terminados em ponta de lança. Foi reconstruído em 1960, com a reutilização dos elementos originais.

Associado a este monumento encontra-se a Forca, onde era feita a justiça. Segundo a tradição popular a Forca da Comarca localizada numa encosta pedregosa a cerca de quinhentos metros a Sul da povoação, sempre apareceu como um lugar tenebroso que, atormentava os espíritos de quem se aventura a passar por esse local, principalmente pela noitinha.

O seu Castro ou Cabeço do Castelo, da Idade bronze final (4.000 a 3.000 a.C.) e época romana, terá pertencido ao povo Celta, ocupado posteriormente pelos Lusitanos, Sertorianos e Pompeianos. Este povoado seria um centro de controlo das comunicações entre a zona costeira de S. Martinho do Porto e a Serra dos Candeeiros.

A Padroeira da freguesia é Catarina de Alexandria (Egipto), século IV, proveniente de família nobre. Convertida por um eremita, decidiu dedicar-se à Religião Católica. Quando o Imperador Maximiano, que seguia o paganismo, a quis desposar, Catarina repeliu-o dizendo que era noiva de Cristo. Esta recusa proporcionou-lhe o martírio. Sujeita a vários suplícios, entre eles o da roda dentada foi, por fim, decapitada. A sua festa celebra-se a 25 de Novembro.

Recordando algumas décadas atrás, transcrevemos um hino em homenagem à padroeira, repleto de ritmo e devoção, que se ensinava às crianças e jovens na década de 60 (1960): “A Santa Catarina, prlim prlim pé pé; era a filha do rei; era a filha do rei, pum. Seu pai era pagão, prlim prlim pé pé; sua mãe não era não, pum. Um dia a rezar, prlim prlim pé pé; seu pai a foi achar, pum. Que fazes Catarina, prlim prlim pé pé; ajoelhada aí, pum. Eu rezo a Deus, meu pai, prlim, prlim, pé pé; que não conheces tu, pum. Ou paras de rezar, prlim prlim pé pé; ou mando-te matar, pum. Tu podes me matar, prlim prlim pé pé; que eu não paro de rezar, pum. Seu pai num turbilhão, prlim prlim pé pé; espetou-lhe um facalhão, pum. E os anjinhos do céu, prlim prlim pé pé, cantaram hossana, plim.”

A Igreja Matriz é um templo barroco cuja principal atenção vai para a monumental torre sineira e tábuas do retábulo do altar-mor, atribuídas ao prestigiado Mestre de S. Quintino. A construção inicial data dos sécs. XV/XVI.

Em 1830 deu-se a extinção do concelho de Santa Catarina por Decreto do Governo de Passos Manuel. Entre 1835 e 1898, deu-se um vaivém desta freguesia, entre os concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha.

Pertencem, na actualidade, a esta freguesia doze lugares: Abrunheira, Casal da Azenha, Casal do Bicho, Casal da Coita, Casal da Cruz, Casal das Freiras, Casal da Marinha, Casal dos Nortes, Casal do Rio, Casal Turcano, Cumeira, Granja Nova, Mata de Porto Mouro, Mouraria, Penas, Peso, Portela, Quinta da Ferraria e Relvas.

Entre as principais actividades económicas predominam a cutelaria (com grande destaque para a empresa “Ivo”), a marroquinaria, a pecuária e a agricultura.

À direcção da Associação Cultural e Desportiva da Portela que se disponibilizou para organizar a recepção aos caminheiros e confeccionar o almoço, deixamos expressos os nossos agradecimentos.

Se gosta de caminhar, venha juntar-se ao grupo nos próximos dois passeios pedestres programados para este mês. O primeiro realizar-se-à no lugar do Campo, freguesia de Tornada, no dia vinte de Abril, sob o tema “As sete maravilhas do Campo”. O segundo será no Sitio da Nazaré, no último domingo de Abril. Estes eventos terão o seu ponto de encontro às nove horas, em frente à Casa de Cultura de S. Martinho do Porto ou na sede dos Pimpões.


Texto – Manuel Correia
Fotos - Jorge Melo / Sandra Costa

Comentários

  1. O Grupo de Caminheiros de Évora vai realizar no dia 13 de Abril uma caminhada em Monsaraz numa das zonas mais aprazíveis após a construção do Alqueva; convida um amigo e vem participar. A inscrição é 13 € com almoço incluído.


    Concentração no Parque de estacionamento no exterior da Muralha em Monsaraz ás 9 Horas



    Deve confirmar a participação para o telm. 963276860, até dia 9 de Abril 2008.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

78º Passeio Novembro 2007

Passeio Natalício 2009

61º Passeio Abril 2006