94º Passeio Maio 2009

À volta do Landal
31 de Maio de 2009



Ver slide ampliado >

A FREGUESIA DO LANDAL

Caminhando pela Freguesia do Landal, onde, segundo inspiração de um autor bloguista da w.w.w, “ a terra encontra o Céu”, pode-se usufruir da agradável surpresa de paisagens naturais, no meio da tipicidade rural, desencantando uma comunidade que sabe conservar as suas raízes e tradições seculares como forma de projectar o seu futuro.

Entre as principais aldeias e lugares destacam-se, os Amiais, as Bairradas, os Casais da Neve, os Casais da Serra, os Casais dos Vales, o Casal da Raposeira, a Granja, os Granjeiros, o Landal, os Rostos e Santa Susana.

Entre as figuras ilustres desta terra destaca-se o Visconde de Landal (1ª metade do Séc. XIX) que se terá deslumbrado por esta Região tendo aqui passado largos dias nas estações quentes do Verão.

Na sede de Freguesia podemos visitar a igreja matriz, o largo tipíco e o Cruzeiro Centenário. Na igreja pode observar-se a imagem de Nossa Senhora do Ar, que no passado esteve na Capela no alto da Serra de Todo O Mundo, hoje em ruínas. Esta Serra está a ser demolida aos poucos e triturada em brita de basalto para cobrir as estradas. Este é um desastre ecológico que afecta as populações dos Concelhos das Caldas da Rainha e do Cadaval.

Realçando a História local não podemos deixar de visitar o Museu Escolar do Landal localizado nas antigas instalações da Escola Primária da sede de freguesia, que pretende recriar o ambiente vivido das antigas escolas.

Sobre Santa Susana, que dá o nome a um dos lugares da Freguesia, há um pequeno fascículo que relata uma lenda redigida pela D. Maria Leocádia Pato que transcrevemos:” Andava um lavrador com a sua filha a lavrar as terras, notou que quando os bois passavam junto a um certo zambujeiro, caíam de joelhos (…). Foi então que a menina, afastando os rebentos do zambujeiro, descobriu a imagem que estava escondida. Espalhou-se a nova. O milagre operado pela imagem, que tinha tal poder sobre os animais… E todos lhe rezavam…E todos lhe pediam.”

Entre os principais eventos desta terra, destacamos a 13ª Festa das Tasquinhas, que vai decorrer na sede de freguesia, nos dias 29, 30, 31 de Maio e 1 de Junho de 2009. Em cima da mesa, entre outras ementas, não se pode deixar de degustar as típicas codornizes acompanhadas à sobremesa pelo famoso pão-de-ló.

Ainda sobre a economia local realçamos a produção avícola, como uma das principais actividades económicas desta freguesia. Existem aqui várias unidades de matadouros de Frangos e Codornizes, com uma produção significativa a nível nacional.

Perante o envelhecimento progressivo da população, a Sociedade Civil e o Estado tiveram que se organizar e criar estruturas de apoio à terceira idade, como o serviço de apoio domiciliário, centros de dia, centros de convívio e lares de idosos. Entre estes serviços desta-se o Centro de Desenvolvimento Social e Cultural dos Rostos. Também existe a UNIVA – Unidade de Inserção na Vida Activa, com a possibilidade de criar postos de trabalho e emprego, cujas obras continuam sob a orientação do presidente da direcção Sr. José Manuel Paz.

Ainda neste lugar não podemos deixar de visitar o Museu Rural e conhecer os utensílios que fizeram parte do dia a dia dos trabalhadores rurais desde o princípio do Século XX.

A Associação de Produtores de Animais do Landal (APAL) pensa que dentro em breve já não haverá mais poluição causada pelas suiniculturas, prevendo-se a criação de uma estação do sistema de tratamento de resíduos agro-pecuários com um sistema de combustagem que utilizará uma tecnologia canadiana denominada central de vermi-compostagem, pelo método Nutrihumus, com o objectivo de ajudar a implementar uma Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Texto: Manuel Correia



Organização – GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES

Participação da Casa da Cultura José Bento da Silva (S. Martinho do Porto)

Colaboração e participação do Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

78º Passeio Novembro 2007

Passeio Natalício 2009

61º Passeio Abril 2006